O Marketing Digital esteve em alta em 2019. Ele deixou de ser um investimento caro que apenas grandes corporações faziam. Hoje, existe uma vasta oferta de profissionais e empresas oferecendo serviços desse tipo. O ecossistema de empreendedores e pequenas e médias empresas, por conta dos índices altos de desemprego no país, começaram a expandir cada vez mais.

 

Por esse motivo, é fundamental observarmos alguns pontos que raramente se dá muita atenção: o ecossistema no qual essas empresas estão inseridas. O Marketing Digital não é uma solução mágica que efetivamente dará resultado automático ao seu negócio (e isso é o que muitas empresas e profissionais não te contam). É fundamental que a empresa esteja estruturada para receber a alta demanda de contatos e clientes que poderá surgir.

 

Por isso, resolvemos listar aqui 5 dicas importantes sobre Marketing digital para pequenas e médias empresas. Talvez você irá notar que poucas dessas dicas envolvem diretamente Marketing Digital, mas elas são fundamentais para que as técnicas e estratégias de marketing dêem resultado.

 

ATENÇÃO PARA A RELAÇÃO OFERTA X DEMANDA

 

É fato: grande parte dos pequenos e médios empreendedores se utilizam do marketing digital para aumentar suas vendas. O problema é que muitas vezes o tiro sai pela culatra e acaba impactando a imagem da marca por um simples fato: a empresa não consegue atender a alta demanda de clientes.

 

O que isso significa? Imagine que você produza 5 unidades dos seu produto por dia e consiga, através do Marketing Digital, 7 novos clientes por dia. Isso significa que, diariamente, 2 clientes ficarão sem produto.

 

E aí você irá encontrar a grande questão: contrato um funcionário ou aumento minhas horas de trabalho?

 

Portanto, é fundamental que você esteja preparado para receber o aumento na demanda.

 

 

 

USE IMAGENS QUE REFLETEM EXATAMENTE SEU PRODUTO

 

A grande constatação que muitas vezes fazemos é que muitas vezes a imagem de um sanduíche em um Fast food não reflete a realidade. E isso é meio decepcionante para quem o consome. Então busque sempre usar imagens que refletem seu produto. A pior sensação que seu cliente poderia sentir é a de decepcionar-se por esperar uma coisa e receber outra.

 

Obviamente que é importante tratar a imagens com um bom programa (existem alguns apps bacanas para iOS e Android), mas evite os excessos. O seu produto é a porta de entrada para seu cliente começar uma relação de admiração a sua marca. E o efeito da marca no clientes é muito importante no marketing digital

 

 

 

A CONVERSÃO NEM SEMPRE É ALTA NO COMEÇA

 

A decisão de compra é uma jornada que passa por algumas etapas, entre elas a admiração a marca. A decisão de comprar um produto de uma marca que não possui referências no mercado é complexa e demanda tempo. Portanto, o principal passo no começo da sua jornada no marketing digital é construir a reputação de seu negócio e de sua marca.

 

Se você optar por usar uma das soluções pagas (como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, etc..) saiba que a sua conversão inicial não será exatamente alta. Ela serve para que o consumidor conheça e fixe sua marca. Esse é um passo muito importante para você construir a jornada de compra do seu cliente.

 

 

 

O MARKETING BOCA A BOCA TEM SEU VALOR

 

Sim. Existem milhares de correntes e estratégias no marketing digital. Mas, pra quem está começando, qualquer estratégia de marketing digital é profundamente enriquecida com uma milenar e antiga técnica: o marketing boca a boca.

 

Portanto, participar de feiras, cursos e eventos é uma importante forma de divulgar sua marca, e complementa (e enriquece) em muito o trabalho nas suas estratégias de marketing digital.

 

Nesse tipo de evento, você entra em contato com pessoas, e tem a possibilidade de proporcionar ao seu futuro cliente uma completa experiência sensorial (ver, ouvir, sentir, cheirar e tocar). Além disso, permite que você divulgue características importantes de seu produto que muitas vezes o marketing digital não consegue passar aos clientes com a mesma clareza.

 

 

 

MARKETING DIGITAL NÃO PRECISA SER CARO. PRECISA SER EFICIENTE

 

A eBuilders especializou-se em Pequenas e Médias empresas justamente por cobrar valores compatíveis a realidade dessas empresas, aliando os benefícios do marketing digital e a nossa experiência de 15 anos trabalhando com Administração de empresas deste porte. Entendemos as necessidades e os caminhos a serem percorridos pelas empresas desse segmento, e desenvolvemos produtos e serviços a preços incríveis.

 

Aqui você irá encontrar estratégias customizadas para seu negócio, levando em conta os efeitos administrativos que essas estratégias causarão em seu negócio. E é bem simples tornar-se nosso cliente. Basta ir neste link, preencher o formulário e nós entraremos em contato com você.

 

Aproveite e siga nosso blog para mais dicas sobre marketing digital e o mercado.