A pandemia pegou a população mundial desprevenida. O evento que foi tomando forma na China em 2019 espalhou-se pelo mundo inteiro, pegando a população, governantes, empresários e empreendedores desprevenidos.

Mas esse artigo não vem até você pra falar sobre aquilo que estamos vivendo. Queremos mesmo é falar do ponto de vista dos empreendedores: o que nós temos a aprender com a pandemia?

Sim, a pandemia nos ensinou algumas lições valiosas, principalmente no ambiente de negócios. Observamos muitas empresas que conseguiram sobreviver a essa crise, mas a grande maioria sofreu com o golpe de ter que se adaptar a uma nova realidade.

E aí temos a primeira lição: esteja sempre preparado para o melhor e o pior cenário

As grandes empresas traçam planos de contingência para períodos de crise. Esses planos dizem o que fazer (ações práticas), como fazer (modo de fazer) e quando fazer (os gatilhos que acionam o plano de contingência).

Não estamos dizendo “prepare-se para uma nova pandemia”. Estamos dizendo: prepare-se previamente para eventos esporádicos.

Digamos que você tem um restaurante que vende esfihas e que atende principalmente o público presencial. Se acontece um erro na rede elétrica, por exemplo, e seu restaurante fica sem energia, como você atenderia seu público?

Essa foi a realidade de muitos estabelecimentos comerciais, que atendiam principalmente de modo presencial e tiveram que mudar abruptamente para outros modos (delivery, comércio online, dentre outros). Essa migração não é fácil e simples. Ela exige tempo para que seu cliente se acostume as formas que ele tem de consumir o seu produto.

E com isso temos outra lição: cative e fidelize seu cliente.

Não importa a situação, o tipo de negócio, ou o produto que você vende: se o seu produto tem qualidade, e se seu cliente se sente especial e próximo ao seu negócio, ele sempre irá voltar.

Utilizando o exemplo anterior: se um cliente entra em seu restaurante, e você prontamente pergunta “bom dia seu Antenor, vai levar a esfiha de carne de sempre ou vai pedir algo diferente?”, você demonstra que conhece o cliente que entrou no seu estabelecimento, demonstra que sabe seus hábitos de consumo, os produtos e serviços que ele consome, e a maneira como ele consome.

No meio online, utilizamos a Inteligência Artificial pra isso. Ou você acha que as aquelas propagandas de marketplaces como Mercado Livre e Amazon, que indicam a você uma infinidade de produtos e serviços, os oferece aleatoriamente? Não, ele utiliza seu histórico de navegação para lhe oferecer produtos que você viu ou se mostrou interessado, criando um perfil de consumo e, por consequência, fidelizando você.

E por último, e não menos importante: mantenha um caixa de contingência.

Sabemos que quem é pequeno ou médio empresário sempre tem a ânsia de ver seu negócio crescer ou vive tentando equilibrar as contas. Mas antes de crescer, é fundamental manter um orçamento para eventos inesperados. O orçamento da sua empresa sempre deve ter um segundo caixa, uma parte do dinheiro que você irá guardar para eventos inesperados. Digamos que, num evento hipotético, seus gastos com energia elétrica subam em 50%. Se você possuir um caixa de contingência, poderá cobrir esse aumento com o dinheiro guardado previamente.

Muitos negócios fecharam por: viver equilibrando as contas entre ganhos e perdas, ter que mudar abruptamente o modelo de negócios (de presencial para online) e por não fidelizarem seus clientes.

Agora convidamos você a participar dessa discussão: quais lições você aprendeu nessa pandemia e que aplicou ou aplicaria no seu negócio, empresa ou carreira?

Queremos ajudar a impulsionar o seu negócio no digital!