Muitos sites e blogs nesse começo de ano fizeram postagens sobre as tendências para o mercado de marketing e tecnologia em 2019. Nós vamos fazer as nossas. E para isso analisaremos fazendo uma comparação com as tecnologias que estarão chegando nesse novo ano. Citamos aqui nossas 3 principais apostas. E você? O que achou de nossas apostas?

  1. Inteligência Artificial e Chatbots

Você já usa chatbots ou algum tipo de inteligência artificial em seu site? Se não, saiba que esse será um item obrigatório no ano que chega.

As tecnologias de inteligência artificial, como o Watson, estão cada vez mais próximos da nossa realidade. Ele já é usado em sites e aplicativos de bancos, hospitais, empresas aéreas e lojas de serviços. A automatização de processos possível com os Chatbots e inteligências artificiais ajuda a diminuir custos e agilizar processos. Se você tem um iPhone (Siri) ou um Android (Google Assistant) você também já possui um tipo de IA na palma de sua mão. Essa é uma tendência que deverá se tornar padrão ao longo desse ano

2. Instagram continuará sendo a rede relevante

Não somos videntes. Basta ver o que Apple e Samsung tem feito em seus dispositivos móveis. O novo A5 conta com 5 câmeras traseiras, pra melhorar ainda mais a qualidade das suas fotos. Os novos iPhones da linha X contam com aprimoradamente de imagem por IA.

Smartphones continuam no topo do marketing digital
Samsung A9 com 4 câmeras traseiras

Se a sua empresa ainda não usa o Instagram, seria bom começar a usar. Inclusive o recurso “Stories” virá ainda mais forte em 2019. O nível de interação que o recurso permite, além das milhares de opções de “stickers”, GIFs e outros recursos animados ajuda a transmitir melhor uma idéia a seus seguidores

3. Nichos

O mundo já não é mais Azul e Vermelho. Hoje temos o Azul claro, o Azul escuro e o Azul bebê. A subdivisão do mercado em micronichos é cada vez maior. Saber identificar como o seu público-alvo está se segmentando é cada vez mais importante. Em primeiro lugar, para criar ações mais efetivas. Em segundo lugar, para evitar possíveis atritos. Pois sim, hoje uma palavra ou uma atitude errada pode significar uma mancha em sua marca. Basta analisar o caso do cachorro do Carrefour, por exemplo, e a demora da empresa em se pronunciar, para observar que o mundo está cada vez mais vigilante. Identifique as principais características do seu nicho-alvo e aposte nelas.