fbpx
 

O fio da inovação

uma grande idéia gera novas grandes idéias

O fio da inovação

As inovações no mundo moderno surgem do pensamento “fora da caixa”

O mundo conectado de hoje permite que, de uma grande idéia, surjam milhares de novas grandes idéias, criando uma roda incessante de causa e consequência.

Estava conversando com um motorista de aplicativo outro dia sobre aplicativos de celular. Comecei a recordar da época que tirei minha carteira de motorista, e usávamos o bom e velho “guia de ruas”. Definitivamente não era muito prático, e levava tempo até você estabelecer um sistema de uso do guia que funcionasse. Eu particularmente anotava os nomes das principais ruas num papel, criando “checkpoints” ou pontos de referência.

Com a chegada da internet móvel, chegaram também os aplicativos de mapas, como Google Maps e Waze. E a revolução que esses aplicativos criaram modificaram a realidade de várias pessoas e várias categorias. Pois sem esses aplicativos, outros como Uber e Cabify não existiriam. A inovação desses aplicativos surge a partir de uma outra inovação. Podemos dizer tranquilamente que a tônica do mundo hoje é pensar “fora da caixa”.

Ao mesmo tempo, a tecnologia desses apps nos deixaram um pouco preguiçosos. É muito comum ouvirmos pessoas dizendo “que o Waze faz o caminho”. A pessoa não precisa mais conhecer as ruas. Ela tem um app pra isso.

De uma grande idéia pode surgir outra grande idéia. O Instagram surgiu após o boom de redes sociais como Orkut e Facebook. Outros aplicativos, como Loggi e Rappi, trabalham em uma área que sempre foi complicada para restaurantes com sistema de delivery: a entrega de comida, que permitiu que esses estabelecimentos terceirizassem um serviço que elas sempre foram obrigadas a usar, pagando altos tributos por isso (e consequentemente, pagando mal esses funcionários). Uma inovação que levou a valorização de toda uma categoria. (os motoboys).

Lá em 1995, eu me peguei imaginando como seria prático pedir pizza por email ou por um site. Muitas pessoas disseram que isso era uma grande bobagem. Se eu tivesse seguido meu instinto e apostado na minha idéia, eu provavelmente poderia ter sido o criador do ifood.

As próximas inovações surpreendentes provavelmente virão dos assistentes pessoais como Alexa e Google Home. A chegada do assistente da Amazon ao Brasil muito provavelmente bombará esse mercado por aqui, fazendo inclusive com que novos serviços e apps surjam a partir deles. Afinal, os Assistentes já estão inclusive em Televisões e em alguns modelos de Geladeiras.

E aqui chegamos a conclusão desse artigo: uma grande idéia pode ser uma excelente fonte para novas grandes idéias. No mundo conectado e rápido de hoje, inovação é consequência da natural evolução das coisas.

No Comments

Post A Comment